Um recurso do Facebook e Instagram que poucos usam

Esse título talvez seja um gatilho que você quase sempre ouve, mas é muito comum, tendo em vista que o Facebook é uma plataforma imensa! Até pouco tempo, poucas pessoas sabiam que o Instagram é um dos produtos do Facebook, quem dirá os seus diversos recursos. Mas tenho certeza que se você usa o Facebook e o Instagram para o seu negócio, este será um recurso que a partir de AGORA, entrará na sua rotina. 

Recentemente, a Empresa Facebook liberou o recurso de agendamento de posts no Feed e no IGTV através de uma das suas plataformas de auxílio para criadores de conteúdo e negócio. o Creator Studio é uma plataforma do Facebook que já existe há um tempo, porém, passou a ser mais utilizada após a liberação do agendamento para o Instagram, – recurso almejado por muitos criadores de conteúdo -, e a resposta é muito simples: o recurso de agendamento é talvez o que as pessoas mais valorizam, por ajudar a otimizar o tempo, mas a ferramenta tem outros recursos que podem ser explorados e aqui irei listar e explicar mais sobre eles:

Divisão de abas: Primeiro, acho que é importante falar sobre a interface, que é dividida em duas partes: onde só tem recursos relacionados ao Facebook e a outra, somente com recursos do Instagram. 

Recursos para o Facebook

Página inicial: Logo na primeira página, ele tem a opção de você realizar uma publicação no Facebook ou agendar, selecionando uma das páginas que você gerencia. Ali mesmo, você já pode selecionar se deseja agendar, postar em tempo real ou, deixar salvo no rascunho. Além disso, você pode criar transmissões ao vivo através da própria plataforma. Logo abaixo, alguns avisos e atualizações, visualização de um breve relatório geral de desempenho e a listagem dos posts recentes, por cronologia, de todas as suas páginas. Sempre fica um botão flutuante no canto inferior direito da tela com um símbolo de +. Alí você pode criar uma nova publicação em uma das páginas que você gerencia. 

Biblioteca de conteúdo: Já na biblioteca de conteúdo, você tem uma listagem com mais profundidade dos conteúdos que você criou e pode filtrá-lo por página, tipo de conteúdo, status ou período. Outro recurso  dentro desta sessão é que você pode acompanhar na linha do tempo os conteúdos que você postou recentemente e ver o desempenho. 

Informações: Esta sessão você pode ver relatórios de forma básica e rápida do desempenho dos conteúdos que você já publicou, taxa de retenção de público em vídeos, fidelidade do público, detalhes do público e os ganhos que você teve. 

Caixa de entrada: Esta sessão tem um detalhe interessante: caso você tenha realizado a integração entre a sua página do Facebook e o seu perfil no Instagram, você consegue ver e catalogar por status os directs e comentários do Facebook e do Instagram. Isso te ajuda a não deixar um comentário sem resposta e a centralizar todas as suas interações. 

Coleção de Sons: Este é muito legal. Como todos nós sabemos, o Facebook, assim como outras plataformas similares, estão cada vez mais se preocupando com os conteúdos autênticos e o copyright. Dar para os reais criadores daquele determinado conteúdo, cantores e produtoras de vídeo e fonográficos, os resguardos de suas obras. Esta biblioteca GRATUITA do Facebook, te permite usar algumas músicas, fundos e efeitos de áudios para os criadores de vídeo. Isso faz com que seu vídeo não seja removido ou bloqueado por você estar burlando estes termos. 

Páginas: Nessa sessão você gerencia as permissões e pessoas que podem ter acesso aos recursos da sua página. 

 Recursos para o Instagram

Selecionando no topo da página o Instagram, você tem acesso aos recursos da ferramenta, que você já vai cair na seção de Biblioteca de Conteúdo. No top esquerdo você já tem o botão que te permite agendar no Feed e no IGTV do Instagram, ou, publicar em tempo real. 

Biblioteca de conteúdo: Da mesma forma que a sessão do Facebook, que te permite filtrar por tipo de conteúdo, status e data. Recursos que ainda não estão disponíveis são os de agendamento para storys e a possibilidade de salvar o conteúdo em rascunho. 

Informações: Que trazem alguns dados de desempenho e público da conta que você selecionar. Porém, os relatórios só permitem recortes de 7 ou 14 dias de análise.

Contas do Instagram: Onde você pode adicionar as contas que você irá gerenciar alí, através das senhas e logins. 

Um dos principais aspectos que eu vejo em utilizar o Creator Studio é que você consegue centralizar uma boa parte do trabalho que você faz nas redes sociais, seja você empresa, criador de conteúdo ou uma agência. Além, de conseguir fazer análises rápidas e resumidas, simplesmente as informações que você precisa acompanhar diariamente. 

Espero que este conteúdo tenha te ajudado e também que a gente possa criar ainda mais conteúdos que possam agregar ao seu negócio. Até a próxima.