Sua empresa deve ser pessoa física na internet; entenda

No ramo da comunicação nós normalmente ouvimos que determinada marca tem a rede social “humanizada” e por isso os seguidores interagem mais. E aí surge o questionamento, o que é humanizar a marca? Se você der uma parada neste artigo e correr para o Google ou dicionário, provavelmente vai encontrar o significado bruto que é “tornar humano”, e talvez isso não lhe dê 100% de certeza da importância disto para sua marca.

Sabe quando seguimos determinada página e gostamos tanto da forma como ela se posiciona através das postagens – seja com elementos visuais ou textuais – que nos sentimos próximos dela? Pois bem, é provável que ela seja humanizada e por isso você se sinta dessa forma. Antes de aprofundar no tema, vamos utilizar um exemplo?

A página da prefeitura de Curitiba hoje não tem apenas seguidores que residem na cidade ou que já moraram por lá. Após suas postagens e interações com os internautas, a fan page reuniu uma quantidade de admiradores que hoje seguem sem ao menos ter interesse sobre as ações do prefeito, muitos vão lá só pelo bom humor exalado. Em suas postagens, o perfil exibe não só resultados de calçadas reformadas ou melhorias em trânsito. Ela possui um espaço reservado para falar sobre eventos culturais da cidade e também brincar com situações cotidianas dos curitibanos com o intuito de alertá-los de uma forma mais leve.

Além disso, a página também faz ações de oportunidade, como por exemplo, espalhar balões de coração com gás hélio por toda a cidade. Imagina só, você na rua após um dia cansativo e se depara com uma demonstração de carinho como essa? Foi através dessas postagens que a prefeitura de Curitiba cresceu e se tornou admirada por muitos usuários do Facebook.

Agora, imagina só se ela tivesse feito o contrário? Se apenas publicasse um card organizadinho com a agenda do prefeito, um vídeo com ele falando o que foi realizado na cidade e postagens sobre as melhorias em Curitiba? Talvez os moradores até seguissem para avaliarem o político que elegeu, mas é certo de que os seguidores não teriam tamanha interação com a página.

E neste momento você deve estar se perguntando: sim, e como posso fazer com que minha página se torne organizada? Pega um papel e a canetinha que nós vamos conversar melhor sobre isso, ok?

Aproximando da rotina
Sabe quando as blogueiras/youtubers publicam uma foto em determinado local e contam às leitoras como está sendo o dia dela, o job que está realizando ou um aviso de que um novo vídeo foi ao ar? Isso também pode se encaixar no perfil da sua empresa. Busque falar sobre novidades que estão acontecendo, seja um lançamento de produto ou mudanças no local. Mostre os serviços realizados para que atuais e possíveis clientes possam ver que a empresa tem resultados e elas podem analisar a qualidade do serviço prestado.

Stories é sempre bem vindo
Através do stories nós nos aproximamos mais das pessoas, não é mesmo? Seja um amigo que mora longe ou até uma figura pública que você admira, quando eles publicam o dia a dia deles isso lhe deixa incluso da rotina, pois desta forma você sabe como foi um pouco do dia, o que a pessoa relatou sobre sua vida. De que forma é interessante mostrar os bastidores da sua empresa? Registrar aquele café da manhã combinado, ou as festinhas internas para os aniversariantes do mês. Busque mostrar como é a relação dos funcionários com a empresa, as interações que acontecem e claro a rotina que há nela.

Cuidado para não extrapolar
Falamos sobre publicações, stories e a ideia que vem à mente é que parece tudo muito fácil, né? Embora a interatividade nas redes sociais nos deixe animados para publicar como se não houvesse amanhã, lembre-se que a moderação deve existir. A partir do momento em que as publicações e stories são excessivas – no quesito de mostrar os bastidores da empresa e os serviços feitos -, isso pode parecer que a atitude é forçada e cria uma distância do internauta.

Busque se organizar e avaliar quais situações que ocorrem na empresa devem ser publicadas, para que o trabalho flua de forma espontânea e que agrade a você e também aos seguidores que buscam saber o que a empresa oferece.