Cale-se, antivírus

É incrível como pequenas ações nossas podem evitar ou causar um grande problema em nossas vidas, ou pior, em nossa empresa. Muito se tem falado em segurança nos últimos anos, seja devido aos ataques as celebridades ou até em grandes quantidades de empresas.

Recentemente a HBO sofreu de um vazamento de dados tão grande, onde foi requisitado US$ 250.000 para não ser vazado os episódios da série ‘Game of Thrones’ e nem os telefones e e-mails pessoais dos atores. Sendo que estamos falando de uma grande empresa, em que a segurança costuma ser uma prioridade. Um episódio chegou a ser vazado (mas não se preocupe, a audiência continuou alta 🙂 )

Mas como fica as pequenas empresas? Certa vez uma pessoa me falou que o antivírus estava bloqueando o uso de um determinado programa. O que a pessoa fez? Desativou o antivírus!! Isso mesmo. Mandou o antivírus se calar e rodou seu programa normalmente. Moral da história: o computador pegou um vírus e tiveram que formatar.

Uma pequena observação: estávamos falando de um computador da empresa. Já imaginou o que poderia acontecer se seus dados fossem vazados? Contas bancárias, relatório financeiros, contatos pessoais etc.

Quando o antivírus te der um “toque”, não silencie-o.