A importância de links patrocinados para as empresas

Bom, apesar do artigo ser sobre links patrocinados, quero falar também sobre tipos de clientes.

Em uma visão ampliada você tem dois tipos de clientes: os novos e os antigos. Só que, conseguir novos clientes de modo geral, é mais caro do que manter os antigos, até porque, se o cliente antigo está com você, já conhece o seu produto/serviço, gostou e se fidelizou.

Aí você pensa: “Ah Daniel, já entendi tudo. Você vai me dizer que para conseguir novos clientes, preciso investir em links patrocinados e não preciso para os clientes atuais”. Não é isso não.

Porque não é isso? As redes sociais tiveram uma queda de alcance muito grande nos últimos 3 anos. Isso porque, as pessoas cansaram de ver conteúdos de empresas que sempre insistiam em fazer promoção e aquela estratégia outbound de varejão. Ninguém entra nas redes sociais pra ver promoção. Querem ver coisas interessantes.

Com isso, suas postagens não chegam a todos os seus seguidores, o que faz com que a imagem de sua empresa seja pouco vista. A boa notícia é que a estimativa de investimento para alcançar os seguidores de sua página são mais baratas, o que não lhe geraria tanto ônus.

Já quando falamos em alcançar novos clientes, nem precisamos discutir muito. É claro que precisamos investir, não só em links patrocinados, mas em toda iniciativa que aproxime a sua empresa de pessoas que são relevantes para ela.

Se você ainda tem dúvida da importância deste tipo de investimento, façamos um cálculo. Pedi a autorização de um cliente para utilizar algumas informações de seu perfil como base.

Digamos que o alcance de sua página em um mês foi igual ao dela de 1209 pessoas. Se o investimento dela em redes sociais fosse de R$ 500,00 todo mês, o investimento dela por alcance de pessoas foi de R$ 1,93. Porém, quando incluímos o investimento de R$ 100,00 em links patrocinados, esse alcance cresce para 20 mil. Ou seja, o investimento por alcance de pessoas cai para R$ 0,03.


Resumindo, o que é mais caro? Investir com ou sem links patrocinados?