A frustração do Facebook para empresa

Vamos primeiro falar de roupas. Você não usa uma sunga para ir para uma reunião de negócios, nem vai em casamentos de bermuda. Aí você me pergunta: o que isso tem haver com o título do artigo?

Bom, muito simples: da mesma forma, para cada situação, objetivo, segmento e meta, existe uma ferramenta de comunicação ideal para o objetivo desejado.

Com a chegada das ferramentas digitais para o marketing, as empresas, – principalmente as de pequeno porte -, passaram a ter um potencial muito grande de investir em comunicação por 2 grandes motivos; são ferramentas acessíveis e a depender da situação, de baixo custo, o que não encontramos em mídia eletrônica ou indoor.

Mas, um erro muito comum para muitas empresas é achar que as redes sociais, a exemplo do Facebook e Instagram, vão resolver todos os seus problemas, o que em alguns casos não só um grande engano como também, frustrante.

O fato é que precisamos entender que estamos falando de uma rede social. Para uma empresa, uma grande solução que uma rede social traz é permitir que ela tenha um relacionamento com seu público, crie uma imagem positiva através de brincadeiras bem humoradas e interação, o que pode gerar uma fidelidade à marca pela experiência digital positiva. Um dos grandes motivos do engajamento no Facebook ser baixo, é porque as empresas vivem fazendo propaganda na internet e acabam esquecendo dessa parte. As pessoas saturam e não interagem com sua publicação.

Um outro fator que precisamos ficar atentos é que nem todo segmento consegue vender de forma expressiva na rede social. Isso não é uma consequência absoluta. Baseado nas experiência que temos, os melhores produtos para se vender em redes sociais são os que estão mais próximos as necessidades e desejos das pessoas. Ou seja, comida, doces, roupas, moda, estética, produtos femininos são coisas que podem contar com a rede social como um agregador de venda.

Por isso, não se prenda a rede social para garantir resultados imediatos de vendas. Veja ela como uma ferramenta de construção de marca e relacionamento com seu público. Nos próximos artigos iremos apresentar várias ferramentas muito interessantes e que podem se encaixar com os seus objetivos. Até a próxima.